Na pesquisa em 2019 da FEBRABAN com a participação de 20 bancos, mostra que houve um crescimento no Brasil de 24% do canal Mobile Banking entre 2017 para 2018, número alentador e interessante para o mercado de banca digital no Brasil, mas vamos a bisbilhotar o outro lado da cerca e vamos a conhecer o que esta acontecendo no outro quintal, numa pesquisa com 14.900 adultos online (ou seja, consumidores) em Austrália, China continental, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia.
77% dos consumidores na Ásia-Pacífico preferem Banco Digital
Os consumidores nos mercados da Ásia-Pacífico são alguns dos mais avançados quando se trata de engajamento digital. De acordo com a Forrester 85% e 81% dos clientes na China continental metropolitana e na Índia metropolitana, respectivamente, são pioneiros progressistas que lideram a demanda por produtos e experiências inovadoras em serviços financeiros. Seus altos níveis de empoderamento afetam como eles escolhem interagir com seus provedores de serviços financeiros; os consumidores preferem interagir com seus provedores de serviços financeiros em canais digitais, especialmente em países que utilizam celulares como a China continental, a Índia, a Tailândia e a Indonésia.
Setenta e sete por cento dos clientes bancários da Ásia-Pacífico preferem canais digitais, variando de 69% na Indonésia a 79% na Tailândia. O mobile banking é o principal canal digital. Além disso, a Forrester constatou que muitos clientes confiam em empresas de pagamento e empresas de tecnologia como provedores tradicionais de serviços financeiros para ajudá-los a administrar melhor suas finanças.
Gigantes da tecnologia global, fornecedores de pagamentos, players de comércio eletrônico e até mesmo líderes de compartilhamento de caronas já estão ameaçando as empresas tradicionais, oferecendo experiências digitais simples, convenientes e mais personalizadas.
Enquanto os bancos levam a confiança dos consumidores a agir no melhor interesse de seu bem-estar financeiro, um elenco surpreendente de personagens digitais não fica muito atrás. Na Índia, o Google superou os bancos como a empresa mais confiável para atuar em seus melhores interesses financeiros. Na China continental, o Alibaba e o WeChat estão um pouco atrás dos bancos.
Fonte: Forrester Research